O Jornal da Manhã conversou sobre o projeto da Defensoria Pública do Acre que busca a remissão de pena por meio da leitura com o defensor público Eufrásio Moraes, que coordena essa iniciativa na unidade penitenciária de Senador Guiomard.
O Jornal da Manhã conversou sobre o projeto da Defensoria Pública do Acre que busca a remissão de pena por meio da leitura com o defensor público Eufrásio Moraes, que coordena essa iniciativa na unidade penitenciária de Senador Guiomard.
O Jornal da Manhã conversou com Jônatã Zanconatto, especialista em recursos humanos, sobre a importância da inteligência emocional no mercado de trabalho.
O Jornal da Manhã conversou com o analista do Sebrae, Jailson Barbosa e o professor da Universidade Federal do Acre, Eduardo Mitke, sobre o VIº Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental, o Cipel, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, no auditório do Sebrae.
O Jornal da Manhã conversou com a pedagoga e pesquisadora Cláudia Moraes da Costa Vieira sobre seu livro "Ao garimpar pedrinhas, prosas e sementes", que propõe um novo olhar sobre a educação, através do diálogo e autoconhecimento.
O Jornal da Manhã conversou com Felipe Barbosa, dançarino, sobre o espetáculo Tudo tem Donato, uma homenagem através da dança contemporânea a João Donato, músico acreano conhecido nacional e internacionalmente. As apresentações acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, às 20h, na Usina de Arte João Donato, sob a organização do grupo de extensão Nóis da Casa.
O Jornal da Manhã conversou dr. Guilherme Braga, urologista e andrologista, sobre a andropausa, popularmente conhecida como a "menopausa masculina", ligada à redução dos níveis de testosterona do homem.
O Ministério Público do Amazonas(MPAM) emitiu parecer favoravél à suspensão do pagamento do aumento de remuneração aos vereadores de Manacapuru para a legislatura 2025/2028. O parecer destaca que o aumento do subsídio dos vereadores pode causar danos aos cofres publicos.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus apresentado pela defesa do vereador, preso por rachadinha e agiotagem. A decisão foi assinada pelo ministro Herman Benjamin no dia 16 e publicada na segunda-feira (20).
O relatório cedido à Aleam indica falhas graves nas gestões de José Melo, David Almeida e Amazonino Mendes e sugere envio do caso ao TRE-AM e Ministério Público.
O protocolo "Nosso clima, nosso futuro, nossas crianças" prevê ações de prevenção e proteção durante o evento da ONU. O plano foi apresentado nesta segunda-feira (20), em Belém-PA, durante a reunião técnica entre representantes da Prefeitura, Governo do Estado e Ministério dos Direitos Humanos.
A decisão do poder público de estabelecer férias escolares, entre os dias 5 e 21 de novembro de 2025, período da cop30, preocupa especialistas e organizações sociais. A escola, além de espaço de aprendizagem, funciona como instrumento de proteção social, garantindo rotina, convivência, supervisão e identificação de situações de risco. Com o afastamento das crianças das salas de aula, aumentam os desafios para prevenir violências, como trabalho infantil, exploração sexual e aliciamento.
Técnicos alertam que em grandes eventos há mudanças bruscas na logística urbana e um fluxo intenso de pessoas, o que tende a criar janelas de vulnerabilidade para o público infanto-juvenil.
Para Ivana Melo, presidente da comissão de defesa à criança e adolescente da OAB-PA, é preciso fortalecer a rede de proteção, principalmente no período correspondente à COP30.
As organizações e especialistas defendem que, mesmo com as férias, o município amplie espaços seguros de convivência, incentive atividades culturais e esportivas, fortaleça campanhas de sensibilização e mantenha canais de denúncia ativos e acessíveis. Também recomendam integração total entre educação, assistência social, segurança pública e conselhos tutelares para atuação direta nos territórios.
A superintendente de Primeira infância de Belém, Flávia Marçal, destaca que o município tem se preparado para aprimorar e melhorar a segurança das crianças e adolescentes na capital paraense.
As famílias também terão papel central no período, reforçando cuidados com rotina, ambiente digital e deslocamento em áreas de maior circulação. A expectativa é que, até o início do evento, o município apresente o plano integrado de proteção, detalhando ações emergenciais e estratégias de acompanhamento de crianças e adolescentes durante as duas semanas da COP30.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://cbnamazonia.com/