Cidades

Habitação e alimentação impactam orçamento familiar em Belém em dezembro de 2020, aponta IBGE

Belém

Habitação e alimentação impactam orçamento familiar em Belém em dezembro de 2020, aponta IBGE

Habitação foi o serviço que mais contribuiu para o aumento da inflação, mas o que mais pesou no bolso do belenense foi a alimentação. Transporte e despesas pessoais também fazem parte dos serviços que contribuíram para inflação. 

Nome do Artista - 03 PESQUISA DESPESAS IBGE.mp3

A habitação foi o serviço que mais contribuiu para o aumento da inflação na região metropolitana de Belém (PA), em dezembro de 2020. Mas o que mais pesou no bolso do belenense foi a alimentação, sendo responsável 27,3% das despesas familiares, no período. Foi o que apontou a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O IPCA tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Em dezembro, o grupo que mais colaborou para a subida da inflação em Belém foi "habitação", que chegou a 2,92%. O grupo "alimentação e bebidas", que em novembro havia sido o de maior peso, foi o segundo mais importante no mês.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://cbnamazonia.com/