Setor de duas rodas no AM estima fechar 2020 com queda de mais de 15% na produção de motocicletas
Em meio aos números negativos, novembro encerrou com o segundo melhor desempenho de 2020; O volume de produção foi de alta de 14,5% na comparação com o mês de outubro do mesmo ano
A expectativa era superar 2019, com a produção de mais de 1.175.000 unidades, mas o setor de duas rodas vai passar longe dessa meta. A estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) é fechar o ano com menos de um milhão de unidades fabricadas no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Serão 937 mil contra 1.107.758 motocicletas fabricadas ano passado. Uma diferença de pouco mais de 170 mil unidades. A queda é de 15,4% na comparação entre os dois anos.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que a retração é reflexo dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. E lembra que o setor de duas rodas teve a produção comprometida, chegando a quase zero entre os meses de abril e maio devido as medidas de isolamento social tomadas à época.