Cidades

Projeto de lei busca criar Estatuto da Igualdade Racial no Pará

Belém

Projeto de lei busca criar Estatuto da Igualdade Racial no Pará

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Pará, o projeto tem por finalidade garantir à população negra e parda do Estado a efetivação da igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos.

Nome do Artista - PL IGUALDADE RACIAL.mp3

O Projeto de Lei N° 231/2020 que cria o Estatuto da Igualdade Racial, no Pará, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Se aprovado no legislativo e sancionado, será o primeiro Estatuto Estadual aprovado na Região Norte. De autoria do Deputado Carlos Bordalo (do PT) e de organizações do movimento negro, o projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepa, na semana passada e tem por finalidade garantir à população negra e parda do Estado a efetivação da igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos raciais individuais, coletivos e difusos.

O Brasil já possui um Estatuto de Igualdade Racial, determinado pela Lei Nº 12.288/2010, que em 2020 completou uma década, contudo até hoje o Pará não possui políticas específicas voltadas à população negra. Com a aprovação na CCJ, o projeto seguirá para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO). Aprovado, seguirá para outras comissões. Após isso, segue para o plenário para votação. Se aprovado, vai para comissão de redação e segue para o Governador, que tem 15 dias para analisar.

Foto: Reprodução/Arquivo/Agência Brasil

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://cbnamazonia.com/