Plataforma online busca garantir acesso à saúde para mulheres do arquipélago do Marajó, no Pará
'Saúde das Manas' foi lançada por meio de parceria do Fundo de População das Nações Unidas e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
Uma parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, o Cosems Pará, gerou o lançamento da plataforma online do projeto 'Saúde das Manas'. A plataforma foi projetada para permitir maior interatividade com as usuárias, bem como compartilhar e agrupar informações sobre o projeto que busca garantir o acesso à saúde para mulheres marajoaras no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Melgaço, Salvaterra e Santa Cruz do Arari.
O site é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento do projeto e será lançado em etapas. Cada mulher poderá criar sua própria conta escolhendo o município onde reside, depois colocará os seus dados pessoais e criará uma senha de acesso. futuramente, com o cadastro concluído, as mulheres poderão realizar pedido de contraceptivo, por exemplo, que será entregue em suas residências pelos agentes comunitários de saúde.