Sonegação fiscal e suas consequências
A sonegação de imposto é extremamente prejudicial para as instituições e também para o Estado, que tem sua situação fiscal afetada. Tanto a sonegação quanto a inadimplência afetam os cofres públicos, impactando diretamente na distribuição e nos repasses.
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) entrou na Justiça denunciando cinco grandes empresas de Rondônia por crimes de sonegação fiscal. Segundo as investigações, as empresas causaram mais de R$ 47 milhões de prejuízos aos cofres públicos.
Foi debatido com os convidados o cenário econômico do Estado e o que pode ser afetado, durante o debate foram pontuados a reforma tributária e como pode ajudar mudar o cenário fiscal e também como funciona atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (GAESF) do Ministério Público de Rondônia.
No programa Audiência Pública desta quarta feira (23), recebemos: o Dr. Átilla Augusto Da Silva Sales, Promotor de Justiça, atua no grupo GAESF do Ministério Público do Estado, Luiz Fernando Pereira da Silva, Secretário de Finanças do Estado (SEFIN), Otacílio Moreira de Carvalho, economista, mestre em administração e colunista da CBN, Claudio Ramos, Advogado Tributarista, professor e colunista da CBN, para falar sobre o assunto.