Primeiro dia do Enem 2025 movimenta Belém e Região Metropolitana após adiamento pela COP 30
Candidatos de Belém e da Região Metropolitana realizaram, neste domingo, a primeira prova do Enem 2025. O dia foi marcado por grande movimentação em Belém, Ananindeua e Marituba, devido ao início do exame.
Antes da abertura dos portões, muitos estudantes correram contra o relógio para chegar aos mais de 200 locais de prova distribuídos pela Região Metropolitana. Acompanhados por pais e responsáveis, os candidatos receberam apoio e incentivo na reta final antes do início do exame.
Nesta primeira etapa, os participantes responderam 90 questões das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem a redação, que abordou o tema "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil".
Entre os inscritos deste ano estava Mário Nunes, de 71 anos, que se dedicou durante todo o ano e participou do Enem pela quarta vez, interessado em ingressar no curso de Conservação e Restauro.
Belém e a Região Metropolitana tiveram o exame adiado por causa da COP 30. As mudanças na mobilidade urbana e as exigências de segurança pública durante o evento internacional inviabilizaram a aplicação das provas nas mesmas datas do restante do país. O adiamento acabou dando mais tempo de estudo para alguns candidatos, como o estudante Gabriel Monteiro, que aproveitou o período adicional para reforçar a preparação.
Enquanto os candidatos faziam as provas, muitos pais aguardavam do lado de fora, enfrentando o calor e a tensão do momento. Para aliviar a ansiedade, alguns recorreram à fé enquanto aguardavam o término do exame.