Ananindeua confirma 37 casos e três mortes por Doença de Chagas
Casos da doença reacendem o debate sobre os cuidados com os alimentos consumidos, principalmente com o açaí.
A Prefeitura de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, confirmou a ocorrência de 37 casos de Doença de Chagas e três mortes relacionadas à infecção no município. As informações foram divulgadas em boletim oficial ontem (22) e acenderam o alerta das autoridades de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos estão sendo acompanhados por equipes da Vigilância em Saúde, que seguem os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para investigação, diagnóstico e tratamento da doença. As mortes confirmadas também estão sob análise para identificação das circunstâncias de contaminação.
Entre as hipóteses investigadas está a transmissão oral, possivelmente associada ao consumo de alimentos contaminados, como o açaí. Em razão disso, ações de fiscalização foram intensificadas em pontos de venda do produto, além de orientações sobre higiene, armazenamento e manipulação adequados.
A Doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e pode ser transmitida tanto pelo inseto barbeiro quanto pela ingestão de alimentos contaminados. As autoridades reforçam a importância de procurar atendimento médico diante de sintomas suspeitos e de consumir alimentos apenas de estabelecimentos regularizados.