A comissão do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Manaus, deve julgar os pedidos de impugnação de candidaturas.
A comissão do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Manaus, deve julgar os pedidos de impugnação de candidaturas.
O tema da conversa foi a relação entre emoções e comportamento financeiro. Muitas vezes, não é falta de organização, é falta de autonomia emocional. A gente compra para aliviar, evita olhar a conta para não encarar a realidade ou até se sabota por medo de crescer. Para explicar como esses padrões surgem e o que fazer para quebrar esse ciclo, o Jornal da Manhã conversou com Camila Fonseca, terapeuta sistêmica.
O Jornal da Manhã destacou o mutirão de atendimentos que a Defensoria Pública realizará em Sena Madureira, entre os dias 1º e 5 de dezembro, com agendamento começando hoje. A ação busca facilitar o acesso à Justiça e organizar a demanda pelos serviços no interior do estado.
Para explicar como vai funcionar o mutirão, quem pode participar e o que a população precisa saber antes de agendar, a entrevista foi com a defensora pública Daniela Alaíne, que atua na comarca de Sena Madureira.
Com as férias chegando, a coluna discutiu o aumento da carga mental das mães, rotina virada, cuidados intensificados e pouca visibilidade. Para aprofundar o tema, a convidada foi Amélia Greier, autora de O Peso da Inexistência, obra que aborda o apagamento emocional das mulheres que sustentam tudo sem serem vistas.
O Jornal da Manhã conversou com a coordenadora de negócios do Sebrae no Acre, Ruama Demir, e com o palestrante Rafael Noberto sobre a programação especial de novembro, as Quintas Empreendedoras. Nesta semana, o tema da palestra é "Vender é técnica", trazendo orientações práticas para quem busca melhorar resultados e aperfeiçoar estratégias de venda.
Antônio Benjamin era quem operava o guindaste que tombou neste último domingo (23) no Largo São Sebastião. O caso aconteceu durante a montagem de uma árvore de natal. Segundo a Polícia Civil, o homem estava afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebia auxílio-doença.
O governo anunciou mudanças na tabela do Imposto de Renda que devem isentar quase 80% dos micro e pequenos negócios. A promessa é aliviar o caixa de quem enfrenta custos altos e forte competitividade. Para explicar quem é beneficiado, como funciona a nova regra e o que muda na prática, o Jornal da Manhã conversou ao vivo com Marcos Pelozato, advogado, contador e especialista em reestruturação empresarial.
O Jornal da Manhã destacou também o programa Presídios Leitores, que leva bibliotecas e incentivo à leitura para dentro das unidades prisionais do Acre, contribuindo para a ressocialização e para a remissão de pena pela leitura. A entrevista com Maria Ana da Silva Morais Lima, professora do IFAC e vice-coordenadora do programa, detalhou como funciona o projeto, quantas unidades já fazem parte, como é a rotina de leitura e os impactos reais na vida dos reeducandos.
O Jornal da Manhã conversou com o advogado Emerson Costa, que tirou dúvidas dos ouvintes sobre direito de família.
Todos Contra o Aedes Aegypti — Edição Acre 2025 prorrogou o prazo do concurso cultural destinado a professores e alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental. O Jornal da Manhã conversou por telefone com Daniele Freitas, coordenadora do projeto, que explicou a mudança de datas, quem pode participar e como funciona o processo de inscrição para escolas e professores.
O workshop gratuito para a rede pública reforça a formação integral de professores e alunos no Amazonas.
Num tempo em que respostas chegam em segundos, o professor e escritor Sergio Felipe Moraes lança o livro Aula como Conversa: Transformando o Jeito de Ensinar e de Aprender, defendendo uma educação mais humana e dialógica. A obra propõe menos memorização e mais diálogo, menos passividade e mais pensamento crítico, reforçando que o professor continua sendo peça central na formação. Para discutir essas ideias e repensar a escola na era digital, o Jornal da Manhã conversou com o autor.