Garimpo ilegal e os danos ao meio ambiente
No programa Audiência Pública desta quinta-feira(13), a Elaine Santos recebeu o Doutor em biologia experimental César Guimarães e o Repórter rede amazônica Fábio Diniz, para falar sobre o garimpo ilegal no estado de Rondônia. Ouça a entrevista.
Garimpeiros e familiares fecharam, na tarde desta quarta-feira (12), um trecho urbano da BR-319 em porto velho em protesto após dragas terem sido explodidas no rio. Uma operação da polícia federal, IBAMA e ICMBIO contra o garimpo ilegal no rio madeira está sendo realizada em Rondônia e no amazonas.
Durante a manifestação, pneus foram incendiados na estrada que dá acesso ao porto organizado e à ponte sobre o rio madeira, que liga Rondônia ao amazonas. Filas de carros e carretas foram formadas dos dois lados da via esperando pela liberação da br.
A polícia militar e o secretário de segurança pública estiveram no local negociando para que o fogo ateado em pneus fosse apagado e a estrada liberada. Helicópteros da polícia militar, a polícia rodoviária federal (PRF) e o corpo de bombeiros também estiveram no local.
Após mais de três horas de bloqueio, motoristas forçaram a passagem por entre os manifestantes e a rodovia foi liberada.
OUÇA NA INTEGRA.