Mundo dos vinhos - Dayane Casal

Um passeio por Portugal

Portugal é um país pequenino em área geográfica, mas um verdadeiro gigante em história, cultura, tradição, gastronomia, belezas naturais e sobretudo em grandes vinhos.

O vinho na história e dica para o Dia dos Namorados

No período da Idade Média o vinho virou figura sacra, fortemente ligado a igreja, era considerado o sangue de Cristo, todas as missas eram realizas com vinho.

O rei dos vinhos italianos

O Barolo é reconhecido por seu sabor único, que tem origem na quantidade de taninos, que rendem bebidas intensas e concentradas.

O Gênio e o Mundo dos Vinhos

Um dos maiores gênios da história, Leonardo da Vinci, tinha como tradição a vitivinicultura devido sua origem. Ele se dedicou à agronomia e propôs máquinas para trabalhar a terra, que inclusive eram inovadoras pra época.

O vinho e a criatividade

A bebida, quando consumida moderadamente, ajuda a amenizar o tal bloqueio criativo, segundo um estudo da Universidade de Graz, na Áustria. 

Benefícios do vinho para a saúde

O vinho apresenta inúmeros benefícios para a saúde, o que se deve principalmente à presença de resveratrol na sua composição. 

Harmonização do vinho com o cacau

Embora a textura rica, o sabor pronunciado e a doçura fazem dessa delícia algo não tão fácil de harmonizar, o vinho pode sim ser uma excelente companhia. O equilíbrio é o segredo.

Uma viagem a terra dos vinhos

A história da produção de vinhos da Itália é milenar, sendo impossível dissociar o consumo de vinho da própria cultura italiana, seja no âmbito gastronômico, econômico ou social. 

O vinho e o amor

Nas vésperas do Valentine's Day, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, Dayane Casal dá dicas de como harmonizar essa data com um bom vinho.

Harmonização de carne vermelha com Quinta das Bajancas

É preciso lembrar que harmoni­zar significa combinar os sabores dos ingredientes, para evitar que o sabor de um se sobreponha ao do outro e altere o paladar.

O vinho da celebração

Espumantes são vinhos que passam por uma segunda fermentação, que ao longo do processo adquirem a perlage, que são as famosas bolhas.

Os vinhos nas festas de final de ano

Essa bebida está presente em festas e comemorações desde os primórdios da humanidade e existem diversos relatos de que os gregos e romanos o bebiam com muita frequência. 

O vinho mais antigo do mundo

O vinho Georgiano é um vinho de oito mil anos atrás. A Geórgia fica localizada entre os continentes europeu e asiático, fazendo fronteira com a Rússia, o Mar Negro e outros países.