Pará adere campanha nacional de conscientização sobre psoríase
A psoríase é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa
A psoríase é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa. A enfermidade possui controle e tratamento, caso seja feito um diagnóstico precoce, e é apresentada na forma de placas avermelhadas com descamação da pele. Pode se manifestar em qualquer lugar do corpo humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 1% a 3% da população mundial, possui a doença. Os sintomas tendem a desaparecer e reaparecer periodicamente e em função de questões relacionadas à genética, ao sistema imunológico e a interação com o meio ambiente.
Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, promove uma campanha para diminuir o preconceito contra quem possui a doença. O Serviço de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do atendimento especializado também trabalha para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
No local, são atendidos pessoas de todas as idades e oferecidos quatro tipos de tratamento: tópico, por meio de pomadas; sistêmicos, a partir do uso de comprimidos ou injeções; biológico, com o uso de medicamentos injetáveis; além da fototerapia por meio da exposição da pele à luz ultravioleta.