Cidades

Operação do Ibama e da Força Nacional gera tensão na terra indígena Apiterewa, no Pará

Belém

Operação do Ibama e da Força Nacional gera tensão na terra indígena Apiterewa, no Pará

Equipes do governo federal estão notificando ocupantes da terra indígena para que se retirem da área; Homens da Força Nacional negociam com os ocupantes, que se negam a deixar o local

Uma operação de retirada dos ocupantes da terra indígena Apiterewa, localizada entre os municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no sudeste do Pará, tem deixado o clima tenso na região. As equipes de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), Força Nacional e Fundação Nacional do Índio (Funai) estão notificando os ocupantes da terra indígena para que eles se retirem da área. A operação conta com 12 caminhonetes e dois helicópteros instalados na base dentro da reserva. 

Os não indígenas denunciam que fiscais estariam agindo com truculência, queimando barracas, apreendendo veículos e destruindo motosserras e geradores de energia. Dois homens foram presos. Os ocupantes do local passaram a se concentrar em frente a base montada pelo Governo Federal. Homens da Força Nacional negociam com os manifestantes, mas eles dizem que vão permanecer na área. 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://cbnamazonia.com/